Pepsi vs. Coca Cola. Uma guerra interminável…

3Recompensas
×1

O nascimento da Pepsi em 1893 foi o maior feito para a concorrência com a companhia mais refrescante dos Estados Unidos, a Coca Cola. Qual bebida sabe mais?

O nascimento da Pepsi em 1893 foi o maior problema para a concorrência da companhia mais refrescante dos Estados Unidos, a Coca Cola. Embora os primeiros anos para a Pepsi não foram positivos, depois de sucessivos problemas ela foi adquirida por um distribuidor da Coca Cola que conseguiu superar a sua antiga empresa e ajudar a Pepsi no seu crescimento como empresa.

Porém, uma subida nos preços do açúcar fez com que a Pepsi se oferecesse como companhia da Coca Cola, que rejeitou a proposta. Esse grave erro daria origem a uma das principais guerras da publicidade entre ambas as companhias.

Pepsi iniciou com uma atitude agressiva, aumentando a quantidade de produtos e reduzindo os preços em comparação com a Coca Cola, aumentando assim as suas vendas. Mas uma nova subida de preços do açúcar complicou a existência da Pepsi, cuja imagem era como “o refrigerante dos pobres”. Seu ressurgimento veio da própria Coca Cola – um vice-presidente aceitou um cargo na Pepsi e assumiu uma postura ainda mais agressiva que o que era permitida na sua antiga empresa. A Pepsi conseguiu retomar a sua posição mudando o seu posicionamento ao unificar o seu sabor com uma propaganda agressiva.

 

Entretanto, o poder da Coca Cola continuava imperando nos Estados Unidos, e em estados como o Texas o consumo de Pepsi era de apenas 7%. Uma propaganda com teste cego em um supermercado, no qual mostrava uma senhora que se surpreendia com o sabor da Pepsi, fez as vendas aumentarem consideravelmente. Isso preocupou a Coca Cola que, após fazer investigações, lançou a “New Coke”, produto considerado um dos maiores erros de marketing da história. A Pepsi aproveitou o erro para lançar uma campanha em que ilustrava por que a Coca havia mudado a sua fórmula, e a razão era porque queria ser igual a Pepsi. A sociedade americana exigiu o sabor antigo da Coca Cola e a empresa se retificou lançando o sabor “Classic Coke”.

pepsi_vs_cocacola

Posteriormente aconteceram diversos enfrentamentos nas televisões norte-americanas, uma nas quais caminhoneiros distribuidores dos produtos se encontravam em um bar e provavam o refrigerante um do outro. No fim, o distribuidor da Coca Cola se recusava a devolver a Pepsi ao outro caminhoneiro.

Na Espanha, as propagandas que comparam os produtos não são comuns, já que o uso de marcas concorrentes em propagandas é considerado uma tática desleal e são ilícitos, mas na história do país foi possível ver dois enfrentamentos. Em uma das propagandas de Natal, em que a Coca Cola pregava o amor, o caminhoneiro da Coca abraçava o caminhoneiro da Pepsi, como um pelo reflexo da propaganda norte-americana. O curioso, porém, era que o caminhoneiro da Coca era bonito, enquanto o da Pepsi era feio, com pintas repugnantes.

 pepsi_vs_coca_cola

A Pepsi também conseguiu esquivar a legislação e fazer uma propaganda do mesmo tipo durante um jogo entre Paraguai e Espanha no Mundial de 2002. O goleiro paraguaio, Chilavert, provocou os jornais, jornalistas e outros jogadores durante dias. Depois de ter ganhado o jogo a 3 a 1, o patrocinador oficial da seleção espanhola resolveu dar uma lição a Coca Cola, patrocinadora do Paraguai, criando um anúncio para dar os parabéns aos torcedores espanhóis e humilhar o goleiro. O anúncio mostrava a tipografia da Coca Cola para escrever Paraguai e a da Pepsi para escrever Espanha. O anúncio foi retirado por ser considerado ilícito.

Denunciar conteúdo

6 comentários

Deixe seu comentário
Jonaelson Jonaelsoncostamacedo@gmail.com9 d Novembro d 2016 a las 21:28 (UTC)
Cocacola e bem melhpr
Andre Ferro elcriente@outlook.pt16 d Outubro d 2016 a las 19:36 (UTC)
A Coca Cola vem primeiro que a Pepsi . Gosto das duas . Mas eu costumo escolher a Pepsi
Paulo paulocrock@hotmail.com3 d Maio d 2016 a las 18:43 (UTC)
quem veio primeiro a coca-cola ou a papsi?
marcos marcosvinicius.contato@yahoo.com.br31 d Julho d 2015 a las 19:45 (UTC)
Interessante, mto legal a matéria.
pedro pedrohenriquenunesbatista@hotmail.com23 d Maio d 2015 a las 23:21 (UTC)
oi
walcyr oliveira walcyr.oliveira@yahoo.com.br7 d Março d 2015 a las 20:01 (UTC)
Entre a Coca-Cola e a Pepsi,prefiro o Mineirinho! Para quem não sabe,Mineirinho é um refrigerante produzido em São Gonçalo-RJ e é muito bom!

Tem algo a dizer? Esse é seu momento.

Se quer receber notificações de todos os novos comentários, deve entrar no Beevoz com o seu utilizador. Para isso deve estar registado.