5 lições de relações públicas que o Oscar 2017 nos trouxe

Obrigado, Oscar, pelo lembrete importante: verifique e verifique novamente seus fatos.

Mais de 32,9 milhões de espectadores sintonizaram a rede ABC no dia 26 de fevereiro para assistir a 89ª cerimônia anual da Academia, um show imediatamente seguido por um ciclo de notícias de 24 horas cobrindo os principais destaques e os alardes.

Enquanto a maioria de nós espera que nossas empresas algum dia recebam tanta atenção da mídia quanto o Oscar, o próprio Oscar deste ano exemplificou lembretes importantes de Relações Públicas os quais devemos considerar quando estamos no centro das atenções — mesmo que por razões erradas.

Oscar e Relações PúblicasMantenha suas promessas

Você se lembra que a Academia esteve sob fogo no ano passado, quando nenhuma pessoa negra foi nomeada para o prêmio. Após esta situação a Academia foi perseguida com tweets e hashtag “#OscarsSoWhite”, e os líderes da Academia prometeram mudar.

Um ano mais tarde, a academia provou sua credibilidade mantendo sua promessa. Nós não só vimos uma piscina diversificada de nomeados, mas muitos ficaram encantados de ver Mahershala Ali ganhar como Melhor Ator Coadjuvante por Moonlight , tornando-se o primeiro muçulmano a ganhar um Oscar, e Viola Davis se tornando a primeira atriz negra a ter um Emmy, um Tony e agora, um Oscar, pelo seu papel em Fences.

2. Verifique seus fatos

Enquanto a Academia gosta de prestar homenagem aos membros amados da indústria cinematográfica, os espectadores esperam ver a foto da pessoa certa.

Esse não foi o caso da figurinista Janet Patterson, cuja foto estava ausente do segmento. Em vez disso, a Academia mostrou uma foto de Jan Chapman, uma produtora saudável e muito viva. Pior ainda, Jan Chapman tinha advertido para o Oscar deste erro comum.

Obrigado, Oscar, pelo lembrete importante: verifique e verifique novamente seus fatos.

3. Certifique-se de saber o que você está falando

Durante o show, Jimmy Kimmel twitou uma indireta para o presidente Trump esperando que ele estivesse online. Infelizmente, o tanto quanto ele fala sobre o Twitter em seu show, Kimmel provou ao mundo que ele não sabe como usar o Twitter. Depois de postar seus tweets, ele olhou desajeitadamente para o seu celular à espera de uma resposta, em vão.

“ Em outras palavras, Jimmy Kimmel não sabe como usar a popular ferramenta de mídia social que ele afirma usar com tanta frequência.

4. Capture seu público com uma história

Muitos afirmam que Viola Davis teve o melhor discurso de aceitação da noite e verdade seja dita, foi sim, por ela ter contado uma história!

Em seu discurso, Viola Davis disse para a plateia por que ela era grata por se tornar uma artista e o tipo de histórias que ela quer compartilhar como atriz. Sua emocionante história afetou muitos, incluindo celebridades na plateia que foram apanhadas pela câmera com lágrimas rolando por suas bochechas.

5. Mostre uma atitude positiva

E no momento em que todos estávamos esperando — Melhor Filme. Depois de três horas e meia de duração, muitos espectadores estavam lutando para ver qual filme ganhava como Melhor Filme. Depois que eles receberam o envelope errado, Dunaway e Beatty anunciaram o vencedor errado — La La Land . Minutos depois foi anunciado que Moonlight foi de fato o vencedor de Melhor Filme. Jimmy Kimmel voltou ao palco e imediatamente disse: “Eu culpo Steve Harvey”. Harvey, que famosamente anunciou o vencedor errado no concurso Miss Universo de 2015.

Mantenha algumas dessas lições em mente na próxima vez que você participar de uma atividade de RP, seja escrevendo conteúdo para mídias sociais, participando de uma entrevista na mídia ou falando em um evento. Ao fazer isso, você ganhará credibilidade e respeito de sua audiência.

Oscar Oscars Public Relations Relações Públicas Communication 

Denunciar conteúdo

Tem algo a dizer? Esse é seu momento.

Se quer receber notificações de todos os novos comentários, deve entrar no Beevoz com o seu utilizador. Para isso deve estar registado.